O casal de advogados, Felipe e Rafaela, criaram a receita da bebida para a festa de um amigo. A cachaça fez tanto sucesso que ao final do evento já haviam sete encomendas do produto. No começo produziam 8 litros, depois passaram a 30 litros e então 80 litros por produção, enquanto, ao mesmo tempo, ajustavam a receita para que fosse mais agradável aos paladares. Quando chegaram à receita final, com ingredientes secretos estilo a receita do bolo da vovó, participaram de uma feira de produtos artesanais para validar o produto. O resultado foi surpreendente, mais uma vez: venderam as 90 garrafas que tinham apenas naquele fim de semana. Após um mês, em janeiro de 2016, a empresa foi aberta e o sócio Felipe abriu mão da carreira e docência no Direito para se dedicar exclusivamente ao projeto. Um ano após, a sócia Rafaela decidiu que também abandonaria sua carreira para auxiliar na gestão da empresa.
Três conceitos regeram a criação da marca: 1. Canana é uma bebida verdadeiramente brasileira, que leva em sua composição dois produtos intimamente ligados à cultura de nosso país. 2. A sua fórmula foi criada artesanalmente. 3. É exclusivamente feita com produtos naturais, que resultaram em um sabor único.